AVC - Acidente Vascular Cerebral

INFORMAÇÕES SOBRE OS ACIDENTES VASCULARES CEREBRAIS: SIGNIFICADO, TIPOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

 

AVC

e

AIT

Fluxo sanguíneo,

Função cerebral

AVC e AIT

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Ataque Isquêmico Transitório (AIT) ocorrem devido a falta de fluxo sanguíneo para uma área do nosso sistema nervoso central.

 

Muitas doenças diferentes podem causar um AIT ou AVC.

 

Portanto, vários exames podem ser necessários na investigação da causa do problema, tais como exames de sangue, Tomografia do Crânio, Ressonância de Encéfalo, Angiotomografia, Angioressonância, Doppler de Artérias Cervicais, Arteriografia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Holter de 24 horas, Ecocardiograma, dentre vários outros.

 

Não existe uma lista única de exames, pois cada paciente irá precisar de um conjunto de exames diferente, dependendo do tipo e localização do AVC ou AIT em questão.

 

Será na consulta com o Neurologista, após a caracterização dos sinais e sintomas apresentados, realização do exame físico clínico e neurológico, e estudo dos exames já realizados, que será possível definir o exato diagnóstico e mecanismo do AVC.

Somente assim é possível estabelcer o correto tratamento para a recuperação do défict atual e prevenção de eventos vasculares futuros.

Herança

Hábitos

Causas

 

AVC - Causas

A lista das causas de um AVC é muito extensa.

 

Primeiramente, os AVCs se subdividem nos tipos isquêmico e hemorrágico, cada qual com inúmeras possibilidades subjacentes.

 

O AVC isquêmico, no qual o dano é causado por falta de circulação sanguínea a uma determinada área do sistema nervoso central, é o tipo mais comum.

 

Causas comuns de um AVC isquêmico poderiam ser, por exemplo, uma placa de colesterol que obstrua uma artéria para o cérebro, uma lesão na parede da artéria que leve a formação de um coágulo ou um coágulo formado em outro ponto da circulação e que migra para as artérias do cérebro.

 

Entretanto, várias outras causas e mecanismos podem estar envolvidos, alguns extremamente raros.

 

A investigação se inicia na internação, para pesquisar as principais possibilidades.

 

Mesmo com os exames da internação normais, não quer dizer que a causa não possa ser descoberta. A dica é seguir com um bom especialista após a alta, para completar a investigação.

AVC     

          de Tronco

Pequena região,

Muitas funções

 

AVC de tronco

O tronco cerebral é uma parte muito delicada do nosso sistema nervoso central, com um tamanho relativamente pequeno, mas nele existem inúmeros centros nervosos que controlam funções vitais, além de ser um local por onde trafegam várias vias neuronais do cérebro para a medula e e vice-versa.  Sua localização é estratégica: entre e cérebro, o cerebelo e a medula espinhal, conectando essas áreas.

A recuperação neurológica depende do local exato e da extensão do dano.

O principal tipo de AVCde tronco é o isquêmico, ou seja, lesão ao sistema nervoso central por falta de circulação de sangue no território irrigado por uma determinada artéria.  Como o tronco encefálico é composto com inúmeros centros neurais que regulam diversas funções vitais, além de emitir vários nervos cranianos e servir como passagem para os impulsos nervosos que controlam a musculatura e a sensibilidade do nosso corpo, mesmo uma pequena artéria que se obstrua nessa região pode resultar em um dano neurológico enorme, com uma combinação de sintomas, que podem ser muito graves. A causa da obstrução da artéria pode ser variada, como uma placa de colesterol, um coágulo vindo do coração, inflamação da parede da artéria, etc.

No caso do AVC de tronco do tipo hemorrágico temos a presença do sangue que comprime tecidos ao redor, que podem voltar a funcionar à medida que o sangue é reabsorvido. Além do mais, por muitos dias ocorre um edema, ou seja, um inchaço na região afetada. Com a lenta redução desse inchaço, funções podem ir se recuperando.

Em algumas situações, mesmo com danos permanentes, outras áreas do cérebro podem assumir/compensar parte das funções da área lesada, amenizando os sintomas.


 

 

Fale comigo


Estou à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas!

Rua Matias Cardoso, 129 - Pilotis, Santo Agostinho, Santo Agostinho, Belo Horizonte

Contato do consultório: (31) 98292-1336

Contato do consultório:

Contato para Ligação e  WhatsApp: (31) 98292-1336

©2019 by Dr. Guilherme Marques - Médico Neurologista. Proudly created with Wix.com